O direito tributário se mantém em constante ascensão, no entanto, há um déficit de profissionais qualificados para atuar nessa área. Pensando nisso, separamos abaixo, sete dicas que vão te ajudar a impulsionar a sua prática tributária e alavancar a sua carreira.
Por que atuar na área tributária?
A preocupação com as questões fiscais tem crescido constantemente no Brasil, de acordo com estudos, é uma área que se encontra em ascensão mesmo nos momentos de crise.
O Brasil é um dos países que possui uma das mais altas cargas tributárias do mundo, o que torna crescente a necessidade de especialistas na área.
Além do mais, apesar de um país empreendedor, são raras as empresas que conseguem sobreviver frente aos excessivos tributos, sendo cada vez mais alta a demanda de empresários que buscam orientações profissionais para reduzir gastos, sem incorrer em nenhum ilícito fiscal.
De mais a mais, a área tributária é dinâmica e segue as necessidades do cliente, havendo ainda, várias possibilidades de atuação para consultores, advogados e contadores.
Quais as principais dificuldades que os profissionais encontram na prática?
Como já anteriormente mencionado o direito tributário é uma área que apresenta um leque de oportunidades, contudo, nem todos os profissionais reconheceram ainda, que é possível alavancar sua carreira por meio da atuação no âmbito fiscal, havendo poucos profissionais qualificados.
O sistema tributário brasileiro apresenta particularidades que exigem uma capacitação específica aos profissionais da área.
Um bom profissional da área tributária deve dominar os conhecimentos teóricos, além de um conjunto de estratégias, e conhecimentos contábeis, o que muitas vezes acaba dificultando a atuação prática dos mais inexperientes.
E quais dicas podem me ajudar a impulsionar a minha prática tributária?
- Defina a sua área de atuação.
Há três segmentos que podem ser explorados na área tributária, quais sejam, o consultivo tributário, processo administrativo fiscal, e processo judicial tributário.
Quanto mais você se especializa em um determinado segmento tributário, mais chances você tem de se tornar um especialista e aumentar a sua cartela de clientes e de parceiros.
- Domine os principais fundamentos do direito tributário.
Antes de adquirir conhecimento prático, é importante que você esteja a par de todos os pormenores teóricos da área em que irá atuar.
Portanto, domine os principais elementos da relação tributária, e principalmente os princípios constitucionais tributários.
Não são raros os casos de afastamento da incidência ou exigibilidade de um tributo ante o descumprimento de alguns dos famosos princípios tributários.
- Esteja atento as atualizações legislativas e aos mais recentes julgados.
Como toda área do direito que se preze, é importante que o profissional da área tributária esteja atento as leis tributárias e as suas devidas atualizações, além dos mais recentes julgados proferidos pelos tribunais superiores.
- Especialize-se.
Escolha um tema para a sua atuação e esgote o assunto, não basta ser pós-graduado para ter uma boa prática profissional, é importante que você tenha conhecimento suficiente para apresentar outros serviços diferenciados ao seu cliente, como por exemplo, planejamento tributário, recuperação de créditos, compliance, entre outros.
Delimite sua área de atuação, torne sua qualificação constante e seja um profissional de referência na área tributária.
- Faça cursos de capacitação e extensão na área tributária.
Os cursos voltados a aplicação prática podem lhe auxiliar muito, dê preferência aos que facilitam as trocas de experiências com os colegas e professores, já que podem ser uma boa oportunidade de adquirir conhecimentos e ainda facilitar o networking com profissionais da área.
- Estude estratégias e técnicas de negociação
Ter uma boa definição de estratégias e das técnicas de negociação pode te auxiliar tanto na prática, quanto no fechamento de contratos, colaborando com a construção da tão sonhada cartela fixa de clientes.
- Pense “fora da caixa”
Na prática tributária é importante que você não se limite somente a solucionar os problemas que o cliente lhe apresentou, busque aplicar instrumentos que gerem economia ao interessado.
Vale ainda, oferecer aos clientes a recuperação daquele crédito que ele nem pensava em receber. Supere as expectativas!
Portanto, se você deseja investir na sua atuação na prática tributária, é importante que busque conhecimento constante, torne-se referência em um determinado assunto e ofereça opções de serviços que gerem economia e recuperação de créditos ao seu cliente. Seja um profissional diferenciado.
