Artigo

Home / Artigo

Você sabe a diferença entre: Contador, técnico contábil e contabilista?

O reconhecimento, diagnostico e, finalmente, determinação do impacto das transações no patrimônio das organizações exigem do profissional um amplo e variado conjunto de conhecimento. O mundo passa por grandes transformações e requer versatilidade e abrangência nas interpretações. O profissional contábil está capacitado, habilitado e possui o conhecimento necessário sobre assuntos econômicos, financeiros, tributários, organizacionais e comportamentais para direcionar as conclusões da lógica contábil, sempre respaldado por princípios e normas técnicas dando espaço à propalada interpretação da condição, qualidade e valor do patrimônio. Nenhuma decisão de negócio é tomada sem os dados contábeis e somente este profissional dispõe de técnicas para disponibilizar o valor patrimonial e a direção dos negócios. 

O contador é o indivíduo que se torna bacharel em Ciências Contábeis ou que possui diploma de curso superior na área. Podendo trabalhar em diversas áreas, como gestão de empresas, controladoria, mercado de seguros, auditoria, perícia, serviço público e outras. Ao mesmo tempo em que pode assessorar a abertura e o fechamento de empresas, recomendando o enquadramento tributário mais adequado, ele realiza atividades burocráticas (apuração de tributos, elaboração de balanços e outros relatórios contábeis) que é fundamental na tomada de decisões. 

Já o técnico em Contabilidade é o profissional que tem nível médio ou técnico em Ciências Contábeis. Antigamente, era chamado de “guarda-livros”. Um técnico contábil que se formou até o dia 1º de junho de 2015 deve se registrar no Conselho Regional de Contabilidade para exercer a profissão. E quais são suas atribuições? Quase todas desenvolvidas pelo contador. Ou seja, ele também pode cuidar da gestão financeira empresarial e ser o responsável por prestar contas. A escrituração contábil e fiscal, bem como o cálculo de tributos, juros e taxas, e os registros e lançamentos contábeis também são tarefas que podem ficar sob sua responsabilidade. 

É o contabilista? O termo “contabilista” é usado popularmente para se referir ao técnico em contabilidade, que é o profissional que antigamente era conhecido como “guarda livros”. Na verdade, o termo contabilista refere-se ao profissional que exerce a prática contábil de modo genérico, ou seja, tanto de nível superior quanto de nível técnico. 

Contudo, já que atualmente o termo ainda está muito atrelado ao profissional de nível técnico, para não criar confusão, o Conselho Federal de Contabilidade determinou o uso do termo “da profissional contabilidade” para designar essa categoria mais genérica. 

Sendo assim, podemos dizer que todo contador é contabilista, mas nem todo contabilista é contador. 

Em quem posso te ajudar?

Entre em contato com nosso escritório perto de você.
Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on reddit
Reddit
Share on telegram
Telegram

Artigo relacionado

Open chat
Gostaria de ajuda?