Artigo

Home / Artigo

integracao-pis-e-cofins

A integração de PIS e COFINS a base de cálculo e as administradoras de cartões

No início do mês de setembro, o STF, em julgamento pelo plenário virtual, no bojo do Recuso Extraordinário 1049811, decidiu que é constitucional a inclusão de valores de PIS e COFINS, aos valores devidos por comerciantes e repassados as administradoras de cartões.

Para a maioria dos ministros, as comissões compõem a receita bruta do contribuinte, devendo ser tributadas.

Ainda na mesma linha, o entendimento da Procuradoria- Geral República foi no sentido de que os valores são custos operacionais, não havendo qualquer previsão legal a respeito de uma eventual dedução da base de cálculo das contribuições sociais.

O provimento ao recurso foi negado, tendo sido, na ocasião, vencidos os ministros Marco Aurélio, Ricardo Lewandowski, Carmen Lúcia e Rosa Werber, os quais entendiam que o recurso merecia provimento.

De outro lado, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Edson Fachin, Dias Tofolli, Roberto Barroso e Gilmar Mendes, compunham a maioria que votou pela constitucionalidade da tributação.

De acordo com o JOTA, o Ministro Gilmar Mendes consignou que o julgamento estabelece uma aproximação da receita bruta e do faturamento, incluindo-se, outrossim, os custos nessa definição de faturamento das administradoras.

Defendeu, ainda, o ministro, que o julgamento deixou de forma clara a impossibilidade de aproximar a exclusão do ICMS da base de cálculo nos contratos firmados entre empresas.

Ao final do julgamento, a tese firmada foi a seguinte: “É constitucional a inclusão dos valores retidos pelas administradoras de cartões na base de cálculo das contribuições ao PIS e da COFINS devidas por empresa que recebe pagamentos por meio de cartões de crédito e débito”.

Em quem posso te ajudar?

Entre em contato com nosso escritório perto de você.
Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on reddit
Reddit
Share on telegram
Telegram

Artigo relacionado

Open chat
Gostaria de ajuda?